GCM forma 31 guardas no curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO)

22/05/2018 - 9:54
GCM forma 31 guardas no curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO)

Guardas civis de 12 cidades de 4 estados receberam na segunda-feira (21/5) o certificado pela conclusão do curso de formação do Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO) durante cerimônia ocorrida no Hotel Rancho Silvestre.

Esse é o 2º curso elaborado e realizado pela GCM de Embu das Artes, que tem o objetivo de formar operadores táticos preparados para atuar não apenas no policiamento repressivo, mas em quaisquer situações adversas.”Os gcms ficam aptos para operar em casos de alta complexidade como sequestros envolvendo reféns e até em ações antiterrorismo”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, Denis Viana.

Cumprindo uma programação que durou 15 dias, os 31 formandos vieram dos municípios de Embu da Artes, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Santana do Parnaíba, Itapetininga, Itatiba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Praia Grande (SP), Londrina (PR), Balneário Camboriú (SC) e Aparecida de Goiânia (GO).

O secretário da chefia de Gabinete, Marco Roberto, lembrou da evolução da segurança pública em Embu das Artes promovida pela atual gestão, como a inauguração do Centro de Formação (representando uma economia de R$ 1.3 milhão aos cofres municipais), os novos equipamentos, uniformes e viaturas, concurso para aumento do efetivo com 50 novos guardas, criação da Secretaria de Segurança Pública, da ROMU e de subsedes nos bairros. “Essa gestão tem o respeito e atenção para fazer com que as coisas aconteçam na GCM, mobilizando recursos e esforços para qualificar a guarda para melhor servir a população”, disse ele.

Um dos formandos, o gcm Levi, de Embu das Artes, com 15 anos de casa, foi um dos formandos. Ele elogiou a qualidade do conteúdo e a competência dos instrutores que preparou os guardas para exercer com maestria nas ruas o aprendizado absorvido. “Esse ensino aprimorou a nossa forma de fazer patrulhamento, pois assimilamos um preparo tático que nos especializa para operações de conflitos, proporcionando uma postura melhor e tornando-nos mais capacitados e motivados para enfrentar as ocorrências graves”.

Autoridades presentes: presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado; Comandante Viana; Ronaldo Douglas e Marcos Ferreira (Corregedoria); coordenador técnico Robson Moitinho e subcoordenador técnico Ricardo Geovenadi (GCM) e representantes das GCMs de outras cidades.