Programa de prevenção às drogas forma 735 estudantes

17/09/2018 - 14:59
Programa de prevenção às drogas forma 735 estudantes

No evento ocorrido na Escola Municipal Iodoque Rosa, o Grupo Educação e Prevenção de Drogas (Gepad), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, entregou no dia 15/9, o certificado de formação para 735 estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental que estudam nas Escolas Municipais Jequitibá, Iodoque Rosa e Professor Mauro Ferreira.

De acordo com a coordenadora do Gepad, a GCM Souza, os alunos se empenharam durante o curso sobre drogas e álcool, que conscientiza a sociedade sobre a prevenção, dando informações científicas para crianças, jovens e adultos sobre o uso de drogas.

Foram apresentados também os primeiros cães do canil da GCM, Hunter e Aisha, que foram treinados para participarem de ocorrências com drogas.

O evento contou com a presença do secretário Denis Viana (Segurança Pública), Rosana Almeida (Turismo) e do Adjunto Alessandro Rodrigues (Cultura).

O Gepad foi criado em 2007 para atuar em instituições públicas e privadas ligadas às áreas de educação, saúde, segurança e cidadania. Esse ano, oito escolas participaram dos cursos somando 225 educadores, 1443 pais e 1073 estudantes atendidos.

Entenda o programa

O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.