Um dos maiores investimentos em Segurança Pública do Brasil surtem resultados positivos

09/08/2018 - 10:20

A evolução da segurança pública em Embu das Artes, promovida pela atual gestão se mostra por meio de várias realizações, e é reconhecida em todo Brasil no Programa Operação de Risco da RedeTV. Até a Prefeitura atingir esse reconhecimento o Prefeito arregaçou as mangas e trabalha diariamente nesta pasta. Criou a Secretaria de Segurança Pública e no mesmo ato permitiu que os próprios guardas escolhessem seu comando. Inaugurou a base no Jardim Santo Eduardo, além da base no Parque da Juventude no Jardim São Marcos, criou a ROMU, que está sendo amplamente aplaudida pela População de bem. Renovou todo o armamento da GCM equipando os guardas com 15 novas viaturas e 4 motocicletas que trabalham 24 horas na cidade.

Outro exemplo, é o recente concurso público realizado pela Prefeitura de Embu das Artes para a contratação de 50 novos guardas civis, que a partir de setembro deste ano estarão nas ruas servindo e protegendo à população. Eles estão sendo treinados e farão estágio nas ruas, passando por uma formação que totaliza uma carga horária superior a 400 horas.

Essa é apenas uma de muitas medidas tomadas pela Prefeitura. Entre elas, destacam-se a inauguração do Centro de Formação da GCM (CEFECON) – economizando cerca de R$ 1.3 milhão aos cofres municipais, já que a municipalidade não precisará enviar os guardas para se formarem em centros de outras cidades.

Essas ações vão ao encontro do momento em que o município de Embu das Artes apresenta queda nos índices da criminalidade, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No comparativo do primeiro trimestre de 2017 com o de 2018, o número de roubos caiu 41%, passando de 436 para 255, quase a metade. Nos casos de roubo de veículos, foram registrados 88 casos em 2017 e 70 este ano, apresentando uma queda de 20%.  Os homicídios dolosos (morte intencional) tiveram queda de 12%. De janeiro a maio deste ano a GCM efetuou 58 prisões sendo 48 em flagrante. Em comparativo com 2016, em todo ano a Guarda efetuou menos de 50 prisões.

Com todo esse trabalho organizado o resultado consolidou em 18 meses, mais de 200 prisões em flagrante, e ainda em 2018 outros projetos como a Lei Guardiã Maria da Penha com viaturas identificadas e guardas treinados, PAE – Patrulhamento Escolar, e o CANIL serão inaugurados para servir e proteger a população.